O Topic Cluster é ou “Conteúdo de Pilar” uma tática de marketing de conteúdo e SEO que pode alavancar os resultados do seu blog na SERP (Search Engine Rank Page). Ela foi desenvolvida depois de diversas atualizações dos algoritmos dos motores de busca e consiste em produzir conteúdos baseados em um conteúdo de pilar.
Essas atualizações se referem a como os crawlers (robôs que mapeiam as páginas da internet) visualizam um conteúdo de uma página.
Em tradução literal: “topic” significa “tópico” e “cluster” significa “grupo”. Grupo de tópicos.
Depois de certo tempo, muitos blogueiros passaram a burlar os algoritmos criando conteúdos que eram favorecidos pelos mecanismos de busca. Afinal, eles conheciam um pouco de como funcionavam os critérios de ranqueamento.
Então, buscando melhorar a experiência do usuário e aproveitando o avanço tecnológico, o Google atualizou seu motor de busca de modo que os crawlers passassem a reconhecer mais a intenção da busca do usuário.
Antes, os algoritmos traziam os resultados de busca de uma maneira mais artificial, considerando a busca em suas palavras literais ou correspondências amplas.
Porém, agora ele considera diversos fatores para tentar descobrir sua intenção por trás da busca.
Por isso, foi necessário uma atualização no modo como se era produzido conteúdo.
E assim surgiu o Topic Cluster.
O que é Topic Cluster
Topic Cluster ou “conteúdo de pilar” é uma tática de marketing de conteúdo e SEO que foca em tópicos de busca e não nas palavras-chave. Ela consiste em produzir conteúdos de pilar, ou seja, conteúdos massivos e centrais dentro de um site, com foco em explanar um tema abrangente.
Então, a partir desse conteúdo de pilar, você pode produzir clusters ou posts satélites que complementam e reforçam o conteúdo de pilar. E vice-versa.
A vantagem prática do topic cluster é que se algum conteúdo dentro do cluster ganhar mais visibilidade, todo o cluster é beneficiado.
Por exemplo, imagine que você possua um blog sobre empreendedorismo.
Para se tornar uma autoridade na internet, você precisa mostrar que sabe tudo sobre empreendedorismo.
Por isso, é ideal que você produza um conteúdo denso e rico sobre empreendedorismo.
Lembre que o propósito do Google é “organizar as informações do mundo e torná-las úteis”. Portanto, os algoritmos vão trabalhar para entregar a melhor resposta possível quando alguém buscar no Google por “o que é empreendedorismo”.
A partir desse conteúdo profundo, você pode começar a complementar a informação dele com posts satélites ou clusters.
Por exemplo, se em um sub-tópico do conteúdo sobre empreendedorismo você mencionar “Como abrir uma empresa”, o ideal é qua haja um outro conteúdo explicando como abrir uma empresa no detalhe.
No conteúdo de pilar, você pode explicar brevemente sobre como abrir uma empresa. Mas deixa os detalhes para o conteúdo específico sobre isso.
Como funciona o Topic Cluster
Para a tática de topic cluster funcionar você precisa seguir alguns métodos. Porém, esses métodos não são regras, eles apenas auxiliam os motores de busca a compreender melhor e mais rápido a estrutura do seu site.
Os topic clusters auxiliam na arquitetura do seu site, na facilidade dos mecanismos de busca encontrarem conteúdos relacionados e na visibilidade pelos motores de busca.
Veja o vídeo abaixo (em inglês) da Hubspot sobre como funciona o conteúdo de pilar:
Arquitetura do site
Imagine que você tem um site, e dentro desse site você tenha um blog. Dentro do blog, após uma pesquisa de palavras-chave, você descobre que existem milhares de variações de palavras-chave de cauda longa para o tema que você escolheu escrever.
Então, você começa a criar diversos conteúdos baseados nos termos de pesquisa que as pessoas fazem. Mas, devido a tantas micro-variações, ao longo do tempo, seu blog começa a ficar repetitivo, confuso e desorganizado.
No modelo do topic cluster, cada grupo (cluster) cobre um único tópico.
Facilidade para organizar os conteúdos
Por exemplo, esse artigo que você está lendo aqui faz parte do tópico Marketing de Conteúdo.
Nós temos um conteúdo denso sobre Marketing de Conteúdo, que é o conteúdo de pilar. Esse conteúdo foi criado para disputar a palavra-chave “Marketing de conteúdo”, que é uma headtail ou cauda curta.
Então, nós temos várias outros conteúdos que abordam termos mais de cauda longa, como este aqui que fala sobre “topic cluster”, que está inserido dentro dos conhecimentos sobre Marketing de Conteúdo.
E como identificar que ele faz parte do cluster?
Através de um hyperlink que colocamos logo no início dessa postagem.
É sempre ideal que o o primeiro hyperlink do conteúdo satélite seja para o conteúdo de pilar.
Além disso, no conteúdo de pilar, é ideal que haja um hyperlink de volta para o conteúdo satélite, por meio do link da própria palavra “topic cluster” no texto.
Evite fazer hyperlinks para textos como “clique aqui” ou “saiba mais” nessa tática.
Visibilidade no mecanismo de busca
Outra coisa importante, é que todos os conteúdos satélites precisam fazer referência ao conteúdo de pilar através de hyperlink sempre com o mesmo termo. Nesse caso, o termo “Marketing de Conteúdo”.
Assim, você ajuda os crawlers a identificarem uma relação semântica entre os conteúdos.
E, mais importante, que você é uma autoridade confiável naquele conteúdo.
Dicas para começar a usar Topic Clusters
Partindo para a prática, vamos dar algumas dicas de como você pode começar a produzir conteúdos baseados em temas e não mais em palavras-chave.
Então, prepare o papel e a caneta e parta para ação.
Defina um tema central (headtail ou cauda curta)
Antes de mais nada, é fundamental encontrar um tema central de produção. Esse tema precisa ser abrangente o suficiente para você poder escrever profundamente sobre ele.
Por exemplo, uma boa ideia é produzir conteúdos relacionados aos seus produtos.
Vamos supor que você venda tênis esportivo.
Com certeza você pode escrever um livro falando sobre tênis esportivo. Como ele surgiu, quais são os melhores, como são feitos, onde comprar e muito mais.
Então, crie um conteúdo com o título “Tênis Esportivo: tudo o que você precisa saber”.
Defina os temas de suporte (longtails ou caudas-longa)
A partir desse tema principal, você pode organizar sub-categorias, que serão seus conteúdos satélites.
Então, trabalhe para encontrar não apenas 1, mas várias temas centrais que norteiam o produto ou serviço que você oferece e depois cascateie esses temas em outros temas que suportam esse conteúdo central.
Crie os conteúdos para cada tema do topic cluster
Agora, para os temas centrais, dedique-se para extrair tudo o que sabe sobre o tema e colocar no papel.
Afinal, esse conteúdo preciso ser amplo e muito completo.
Divida o assunto em sub-tópicos. Por exemplo, se você estiver falando sobre tênis esportivo, faça com que os subtítulos sejam algo como “Porque usar tênis esportivo”, “Como escolher seu tênis” e assim por diante.
Então, para cada subtítulo faça um texto detalhado e dedicado, que faça link com o texto do tema central, como já falamos.
Você pode colocar outros hyperlinks sem problema. Mas, garanta que o primeiro link seja para o tema central e que seja sempre na mesma palavra-chave. No nosso exemplo, seria “tênis esportivo”.
Dica bônus: Crie topic cluster em vídeo
Durante a pandemia do coronavírus, mais de 40% das pessoas passaram mais de 3 horas assistindo o Youtube por semana, segundo o Google.
Além disso, o Youtube é o segundo maior motor de busca do mundo, ficando atrás apenas do Google.
E os algoritmos de ranqueamento do Youtube funcionam de forma semelhante ao Google.
Portanto, criar vídeos para cada tópico dentro do tema central pode ser uma ótima alternativa para complementar o seu tráfego e aumentar a sua autoridade.
Através do incentivo vindo dos fragmentos ricos para dispositivos móveis, algumas buscas no Google priorizam resultados em vídeo.
Então, crie vídeos mostrando o quanto você conhece daquele assunto e prospere!